Ligamento Anterolateral do Joelho - COI

Ligamento Anterolateral do Joelho

O ligamento anterolateral do joelho foi descrito, em 2013, como novo ligamento do joelho, através de um estudo anatômico multicêntrico. Descrito por Steven Claes e seus coautores, dentre eles um amigo pessoal, o belga Peter Verdonk, a descrição deste novo ligamento gerou muita polêmica no meio científico. Muitos estudiosos discordaram na época da legitimidade da descoberta, alegavam que pesquisadores previamente já o haviam descrito, porém, o fizeram sem tamanha precisão e cuidado anatômico. Paul Segond, cirurgião Francês, em 1879, descreveu o arrancamento de um fragmento ósseo anterolateral na tíbia, por uma faixa fibrosa, que em última análise é o próprio ligamento anterolateral.

Imagem Ligamento Anterolateral do Joelho

O porquê desta polêmica e o porquê desta busca incessável por novas estruturas anatômicas? A melhor explicação é o alto índice de falha cirúrgica que temos nas reconstruções do ligamento cruzado anterior do joelho. Esta é a cirurgia ligamentar do joelho mais realizada por nós especialistas ao redor do mundo e atletas de futebol e esqui são os mais expostos ao risco deste tipo de lesão (talvez o motivo dos franceses se destacarem nesta especialidade cirúrgica, pois possuem grande número de atletas esquiadores e igualmente praticantes de futebol). Em centros especializados que abordam atletas, temos índices tão elevados quanto 10 a 15% de novas lesões secundárias a entorses, ou seja, de cada dez atletas submetidos à reconstrução deste ligamento, um irá sofrer nova lesão.

Esta estatística negativa gera um volume de pacientes considerável, com 10 a 15 “fracassos” a cada 100 pacientes operados, o que para nós cirurgiões e para os esportistas gera muita insatisfação, e por vezes o fim de uma carreira esportiva promissora. O grupo da Clinique Santy (Lyon – França), clínica ortopédica esportiva com credencial da FIFA, é o grupo com maior casuística na reconstrução deste novo ligamento em todo o mundo.

Tive enorme sorte e tenho imenso orgulho de ter sido o primeiro Fellow do serviço em 2006, quando lá começava sua brilhante carreira o até então desconhecido Dr. Bertrand Sonnery Cottet. Dr. Bertrand, hoje inquestionavelmente um dos mais renomados cirurgiões de joelho do mundo, é quem comanda o serviço com sua genialidade. Foi ele quem desenvolveu esta técnica de reconstrução pouco invasiva do ligamento anterolateral e que tem, de acordo com seus estudos, reduzido de forma significativa os índices de re-ruptura do ligamento cruzado anterior, além de proteger as demais estruturas do joelho, como meniscos e cartilagem. Ainda considerada técnica e conceito novo, é debatida calorosamente nos encontros e publicações científicas, com crescente número de adeptos.

Autor: Dr. Gustavo Dantas