Cirurgia do Pé e Tornozelo - COI

Cirurgia do Pé e Tornozelo

Halux Valgo (Joanetes)

O Halux Valgo, conhecido popularmente “JOANETE”, na verdade, é uma deformidade, do Halux (dedão do pé), por um desalinhamento entre ele e o primeiro metatarso. Não apenas uma calosidade local.

O tratamento inicial, muitas vezes, consiste em mudanças de hábitos diários e do uso de calçados. Para casos com deformidades maiores, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

Imagem Cirurgia do Pé e Tornozelo

O ortopedista especialista em pé, tem uma formação específica, com conhecimento técnico e prático dedicado exclusivamente a esse tipo de patologia. Além disso tem hoje em dia, à sua disposição, um grande número de materiais de síntese e instrumentais cirúrgicos que facilitam a cirurgia, diminuem o risco de recidivas.

Assim, para que a correção do joanete seja satisfatória e duradoura, é necessário um realinhamento entre o dedão e o metatarso. Isso é feito por meio de osteotomias (corte ósseos) e balanceamento dos ligamentos locais.

Atualmente, as novas técnicas permitem um pós-operatório mais rápido e muito menos doloroso, além de proporcionar correções mais satisfatórias e duradouras. Logo após a cirurgia, é permitido ao paciente caminhar com o auxílio de sandálias ortopédicas. Evitando assim imobilizações prolongadas e uso de muletas.

Algumas vezes, o paciente volta a caminhar livre de proteção especial no pé por volta 1 mês após a cirurgia.

Para maiores informações, consulte um ortopedista especialista em pé e tornozelo.